WhatsApp

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA / EAD

ESTUDE 100% ONLINE QUANDO E ONDE QUISER, INSCREVA-SE JÁ!
Licenciatura em Pedagogia - Fasul Educacional


Objetivos do Curso

O curso de Pedagogia visa proporcionar ao aluno a formação profissional que lhe permita utilizar os conhecimentos científicos para atuar dentro de espaços escolares e não escolares com postura ética, responsável, criativa, reflexiva, crítica e preparado para entender o fenômeno educativo numa perspectiva ampla e contextualizada, dentro da diversidade de situações concretas.
Dentro dessa perspectiva espera garantir a aquisição dos conteúdos específicos da docência e do processo ensino-aprendizagem da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, ainda pretende proporcionar conhecimentos relativos à gestão educacional para que possa planejar e coordenar, acompanhar e avaliar o processo educativo.
Neste sentido, deverá municiar o aluno a atuar como supervisor nas atividades pedagógico-didáticas e curriculares da escola.
Também constitui objetivo do curso incentivar a produção dos conhecimentos científicos adquiridos durante o desenvolver do mesmo, e ainda promover atividades que possibilitem ao aluno perceber a importância da atuação ética e responsável pela formação de uma sociedade justa, pacifica e inclusiva.



Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Licenciatura Pedagogia deverá estar apto a atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
Deverá ainda estar apto a trabalhar em espaços escolares e não escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em vários níveis e modalidades do processo educativo, visando reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas. De forma concomitante estará apto a trabalhar com Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física de forma interdisciplinar e adequada as diferentes fases do desenvolvimento humano. Ainda estará apto a relacionar as linguagens dos meios de comunicação a educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, bem como promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade, identificando problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras, deverá ter consciência da diversidade, participar da gestão , na elaboração e implementação e avaliação de projetos educacionais .
Caracteriza assim o perfil do egresso:
- Ser um educador, com competência para refletir e pesquisar, buscando sempre soluções para melhoria da aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos seja no âmbito da docência, da coordenação ou gestão pedagógica, em ambientes escolares ou não.



Mercado de Trabalho

O licenciado em Pedagogia, além de trabalhar como docente (Educação Infantil e anos iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) está apto para desenvolver materiais didáticos (ensino presencial e a distância), paradidáticos, pesquisas e também para atuar na gestão da educação e da escola.
Outro campo que se abre para o profissional de Pedagogia é o trabalho em educação continuada e treinamento de pessoas em empresas públicas e privadas.